terça-feira, 23 de outubro de 2012

Rua Loefgreen

A Rua Loefgreen fica entre os bairros de Vila Mariana e Saúde, na Zona Sul, e tem este nome desde 07/06/1932, homenageando o botânico Alberto Loefgreen, nascido em Estocolmo, Suécia, a 11 de setembro de 1854. 
Quando chegou ao Brasil em 1874, Johann Albert Constantin Loefgreen morou em Poços de Caldas, Sul de Minas. Em 1877, foi engenheiro da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, e na Suécia, havia sido botânico, mas só teve a oportunidade de atuar nesta área no Brasil quando trabalhou na Comissão Geográfica e Geológica do Estado, e depois na Comissão de Obras contra As Secas, viajando para Bahia, Piauí, Ceará e Maranhão, onde fez estudos e publicou relatórios científicos. 
Em 1913 estabeleceu-se no Rio, onde passou a trabalhar no Jardim Botânico, assumindo o posto de chefe da Seção de Botânica em 1918, cargo que ocupou por poucos meses, antes de sua morte, ocorrida em 30 de agosto daquele mesmo ano. Além da rua, seu nome também batiza o Horto Florestal, oficialmente denominado Parque Estadual Alberto Loefgren, na Zona Norte da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário