domingo, 14 de outubro de 2012

Rua Ibaragui Nissui

A rua Ibaragui Nissui, na Vila Mariana, Zona Sul da Capital, antes conhecida como rua E, situada entre as ruas Pedro Pomponazzi e Montesquieu, foi oficializada através do Decreto 18.149, de 26/08/1982, e homenageia o monge Nissui Ibaraki, considerado o introdutor do Budismo no Brasil
Nascido Tomojiro Ibaraki, na Província de Quioto, a 18 de dezembro de 1886, como filho de comerciantes, era seguidor do Budismo Honmon Butsuryu-Shu, uma das variantes da religião budista japonesa, que no Brasil ficou conhecido como 'Budismo Primordial HBS-Honmon Butsuryu-Shu do Brasil'. 
Com o propósito de divulgar a crença no Brasil, embarcou no navio Kasato Maru, aportando em Santos com a família, junto com os 781 primeiros colonos japoneses que vieram oficialmente ao País, a 18 de junho de 1908.
Tendo trabalhado em fazendas de café enquanto propagava a religião no Interior do Estado, fixou residência na cidade de Lins, onde viveu a maior parte da vida. Fundou sete templos budistas nos estados de São Paulo, Rio e Paraná, entre eles o Templo Nikkyoji, na Vila Mariana, localizado na rua que hoje leva o seu nome.
Reconhecido como sumo sacerdote em 1952, morreu em Lins a 01 de novembro de 1971, aos 85 anos, vítima de câncer na garganta.

Um comentário:

  1. gostaria muito de ir conhecer como faço meu Email nadiajane@bol.com.br obrigada

    ResponderExcluir