sábado, 13 de outubro de 2012

Rua Doutor Almeida Lima

A Rua Doutor Almeida Lima, no Brás, Zona Leste, oficializada pelo Ato 972, de 1916, antes conhecida como Rua da Concórdia, começa na Praça Agente Cícero, onde se localiza a Estação Roosevelt da CPTM, e termina na Avenida Alcântara Machado. O logradouro é cortado no trecho que segue entre as ruas Vinte de Um de Abril e Visconde de Parnaíba, logo em frente ao Museu da Imigração, onde cede passagem aos trilhos da CPTM e do Metrô, e onde anteriormente se localizavam as Oficinas da Estrada de Ferro Central do Brasil.
A via homenageia o médico Augusto Gomes de Almeida Lima, nascido no Rio, a 10 de março de 1858, onde formou-se em  Medicina em 1876.
Mudou-se para São Paulo acerca de 1885, sendo condecorado por sua atuação como médico-capitão durante a Revolta da Armada de 1894. Foi figura ilustre e de grande prestígio no bairro do Brás, onde ficou conhecido por sua benevolência e generosidade.
Vereador da Câmara Municipal por diversos mandatos até 1911, quando assumiu o posto de Diretor do Serviço Municipal de Higiene, morreu em sua casa, no bairro do Brás, a 19 de junho de 1915, aos 57 anos, cerca de três meses após ter descoberto que sofria de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário