domingo, 14 de outubro de 2012

Espinário

É desconhecida a autoria da bela estátua Espinário que representa a figura de um adolescente retirando um espinho do pé, feita em bronze, com 70 centimetros de altura. 
Elaborada pelo Liceu de Artes e Oficios de São Paulo em 1941, foi colocada no Parque Infantil de Vila Romana, que ficava na Rua Alfredo Weisflog, na Lapa, Zona Oeste. Em 1984, o parque foi transformado na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Noêmia Ippolito, e com essa mudança, a obra deixou de ser pública pois o local onde se encontrava a estátua é hoje, o pátio interno do colégio permitindo apenas aos alunos apreciar o monumento original. 

O Espinário é uma réplica proveniente de Roma do Século I, que por sua vez é também uma réplica do primeiro Espinário, composto durante o período Helênistico, no Século II a.C. tratando-se então, de uma obra de arte de origem grega, de um período onde eram retratados diversos tipos de escultura com reprodução de diferentes fases da vida como nascimento, adolescência, maturidade e velhice.

2 comentários:

  1. Interessante. Nos anos 70 fui matriculada, era chamado Parque Infantil.
    Tinha um bonde, me lembro que os predios eram antigos.
    Esta escultura era meu Lugar favorito. Eu conhecia cada ruga. Fingia que estava fazendo.
    Eu pensava que era indio.

    ResponderExcluir