segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Estádio Alfredo Schürig

O Estádio Alfredo Schürig, conhecido popularmente como Parque São Jorge ou Fazendinha, no Tatuapé, Zona Leste, começou a surgir em 1926, quando o então Presidente do Sport Club Corinthians Paulista, Ernesto Cassano, se comprometeu a investir 750 mil contos de réis na compra de um terreno de 45 mil metros quadrados às margens do Rio Tietê, adquirido do Esporte Clube Sirio, de Nagib Salem, onde havia um pequeno estádio com arquibancadas de três degraus de cimento, uma pista de atletismo, duas quadras de tênis e várias áreas desocupadas. O local foi reformado e reinaugurado em 22 de julho de 1928. 
Sob a presidência de Alfredo Schürig, o estádio teve ampliação, novos assentos e camarotes, pagos pelo próprio industrial, que possuia uma fábrica de parafusos. O estádio teve cadeiras numeradas, cabines e vestiário construidos durante a gestão do empresário Vicente Matheus (1908-1997), que se tornou figura folclórica do futebol brasileiro em sua época. O último jogo realizado no local foi em 13 de agosto de 2002, a partir desta data, o estádio passou a ser utilizado apenas para treinos.

Alfredo Henrique Oscar Schürig nasceu em Rio Claro, Interior do Estado, em 11 de junho de 1884. Descendente de alemães, foi industrial e um dos pioneiros na fabricação de parafusos no País. Estabeleceu-se em Jacareí, Interior de São Paulo, em 1910, onde foi incentivador de futebol e benemérito, construindo o Estádio e a Sede do antigo Esperança Futebol Clube, time tradicional da cidade (Cuja extinção em 1933 deu origem ao Ponte Preta Futebol Clube). Foi homenageado com nome de rua em Jacareí ainda em 1921, e recebeu o título de Cidadão Honorário da Cidade em 1926. Foi Secretário do Sport Club Corinthians Paulista, e depois Presidente do Time entre 1931 a 1933. Morreu na Capital, a 30 de janeiro de 1941, aos 57 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário