domingo, 14 de outubro de 2012

Marco Zero

Localizado na Praça da Sé, em frente a Catedral, o Marco Zero é uma demarcação rodoviária. O projeto é do escultor francês Jean Gabriel Villin (1906-1979), com colaboração do jornalista Américo R Netto (1892?-1974), membro da Associação Paulista de Boas Estradas. 
Apesar da concepção da obra datar de 1921, sua implantação só foi realizada em 1934, doada pelo Touring Club do Brasil, durante o governo do Prefeito Antônio Carlos de Assunção.
O pedestal de granito e a peça juntos, tem quase 1,5 metro de altura. O Marco é um bloco hexagonal de mármore com uma placa superior de bronze, onde estão assinalados os antigos itinerários para, a partir do marco, atingir as grandes estradas paulistas que vão para Santos, Rio, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Paraná. Essas localidades estão representadas nas faces do hexágono. 
O Marco Zero é o ponto central oficial da cidade, é a partir dele que são contadas as quilometragens das estradas e a numeração das casas nas ruas da Capital. Antes do Marco atual, três outros, todos localizados no Largo da Sé, serviam como referência métrica na cidade, e eram usados para dividir sesmarias e demarcar terras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário