A Avenida Diógenes Ribeiro de Lima, interliga os bairros de Alto de Pinheiros e Lapa, na Zona Oeste, antes chamada de Estrada da Boiada, foi oficializada pelo decreto 4.660, de 29/04/1955 e homenageia um político paulista, nascido na Capital, a 12 de abril de 1896.
Formado pela Faculdade de Direito de São Paulo, Diógenes Ribeiro de Lima foi eleito vereador na Câmara Municipal de São Paulo pelo Partido Republicano Progressista (PRP), de 1926 a 1929, atuando principalmente em fatos relacionados aos problemas da classe trabalhadora, construção de abrigos e instalações sanitárias e fiscalização de feiras livres. Foi ainda o autor de dois projetos de lei que ficaram conhecidos como “Lei Diógenes de Lima” que instituiam o descanso aos domingos aos trabalhadores de imprensa e a proibição de fabricação de pão aos domingos.
Em 1934, foi eleito deputado estadual e integrou a Comissão de Legislação e Justiça, colaborando na elaboração da Constituição de São Paulo. Reeleito em 1947 e 1951, morreu em 01 de outubro de 1954, na Capital, durante o exercício do terceiro mandato.
Foi um grande homem. Importantíssimo para a cidade. Um grande jurista e politico.
ResponderExcluir