sábado, 13 de outubro de 2012

Praça Pero Vaz de Caminha

A Praça Pero Vaz de Caminha, no Alto de Pinheiros, Zona Oeste, homenageia o cronista da Esquadra de Pedro Álvares Cabral, o primeiro homem a escrever um relato sobre o Brasil. Autor da famosa descrição da terra, onde destacava “em que se plantando, tudo dá”, Caminha nasceu possivelmente em Porto, Portugal, no ano de 1450, e ocupou cargos de grande importância e confiança no governo. 
Em março de 1500, foi nomeado escrivão para um entreposto comercial que seria construido em Calicute, na Índia, e foi integrado a tripulação da esquadra de Cabral. 
Em 22 de abril daquele ano, a esquadra avistou a nova terra, e Caminha preparou um relatório sobre a descoberta. A carta, em que relatava ao rei de Portugal, D. Manuel, foi escrita a 01 de maio de 1500, tinha 27 folhas de texto e permaneceu perdida por mais de dois séculos até ser descoberta nos arquivos da Torre do Tombo, em Portugal, em 1773. 
Deixando a nova terra, Caminha partiu com a esquadra de Cabral em direção as Indias, onde chegou em setembro e assumiu seu posto na construção da feitoria de Calicute. Teria morrido durante um massacre ocorrido em 15 de dezembro de 1500, quando os mouros invadiram o entreposto e assassinaram todos os portugueses do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário