terça-feira, 23 de outubro de 2012

Rua Labatut

Situada no Ipiranga, Zona Sul, a Rua Labatut era conhecida como rua Vinte antes da oficialização de 1914, quando passou a homenagear Pedro Labatut, mercenário francês, nascido em Cannes ou Marselha, a 16 de maio de 1768.
Pierre Labatut foi para o Rio após a Proclamação da Independência do Brasil em 1822, oferecendo seus serviços ao Imperador Dom Pedro I, contra as forças portuguesas. Admitido no posto de Brigadeiro do Exército brasileiro, derrotou os portugueses na Batalha de Pirajá, decisiva para a independência ser concretizada. 
Conhecido pela crueldade e gênio violento, na Bahia, mandou fuzilar 51 negros prisioneiros, causando a revolta dos próprios oficiais brasileiros, que o prenderam e levaram para o Conselho de Guerra em Maragogipe (BA), onde alegou que, mesmo presos e atados, os negros teriam insultado os oficiais, por isso os mandou fuzilar. Absolvido e reintegrado, foi promovido à Marechal em 1839. Não obteve sucesso durante suas campanhas na Guerra dos Farrapos (RS), sendo submetido novamente a Conselho de Guerra por crueldade e novamente absolvido. Morreu em Salvador (BA) a 24 de setembro de 1849, aos 81 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário