terça-feira, 27 de novembro de 2012

Aeroporto de Congonhas

Aeroporto de Congonhas (1947)
Após uma enchente no Rio Tietê, em 1934, que alagou e interditou o Aeroporto do Campo de Marte por quatro meses, percebeu-se a necessidade de construir um novo aeroporto que fosse longe do rio. Dois anos depois, em 12 de abril de 1936, foi inaugurado o Aeroporto Internacional de Congonhas
O nome foi sugerido por Vicente de Paulo Monteiro de Barros (1875-1941), bisneto de Lucas Antônio Monteiro de Barros, o Visconde de Congonhas do Campo (1767-1851), um dos maiores proprietários de terras da região onde hoje está localizado o aeroporto. O Visconde de Congonhas foi também o Primeiro Presidente da Província de São Paulo (cargo equivalente ao de Governador do Estado), entre os anos de 1824 e 1827.
A palavra Congonha é derivada do tupi Ko Gói, que siginifica, 'o que mantém o ser'. Este termo era usado pelos indígenas para denominar um tipo de erva-mate muito abundante nas proximidades da cidade de Congonhas do Campo (MG), além da região central e sul do País. 
Em 1945, o Departamento de Aviação Civil firmou um contrato com o Estado, dando concessão para que esse último equipasse e explorasse o aeroporto por 25 anos, que em seguida, passou a ser administrado pela Infraero.
A área de mais de 1,6 milhão de metros quadrados, localizada na Avenida Washington Luis, no Campo Belo, Santo Amaro, Zona Sul, possui guichês de diversas empresas, além de serviços de utilidade pública e lojas comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário