terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Rua Rodésia

Oficializada pelo Decreto 5.356, de 29/03/1962, a Rua Rodésia, em Pinheiros, Zona Oeste, é uma referência a uma ex-colônia britânica, que se tornou independente em 1980, passando a ser conhecida como Zimbabue. A colônia foi assim batizada em homenagem a Sir Cecil Rhodes, o pai do imperialismo inglês. 
A Rodésia foi o último pais do mundo a se livrar da condição de colônia, época em que era conhecida pelo regime político dominante de segregação racial.

Sir Cecil John Rhodes nasceu no Condado de Hertfordshire, Inglaterra, a 05 de julho de 1853, como filho de um pastor anglicano. Defensor da superioridade racial branca, como empresário, foi o responsável pela colonização da África do Sul, enriquecendo com a mineração de ouro e diamantes quando obteve concessão do Império Britânico para explorar a região. 
Fundador da empresa De Beers, uma das maiores companhias de diamantes do mundo, batizou suas concessões na África do Sul, ao lado do Rio Zambezi, como Zambesia, e depois, em 1895, como Rodésia, que comandou até sua morte, ocorrida na Cidade do Cabo, África do Sul, a 26 de março de 1902, vítima de um ataque cardíaco aos 48 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário