terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Rua Almirante Pereira Guimarães

A Rua Almirante Pereira Guimarães, no Pacaembu, Consolação, Zona Central, oficializada pelo Decreto 280, de 1945, no terreno do antigo Asilo dos Expostos (O grande Orfanato da Santa Casa de Misericórdia, instalado em parte do terreno da chácara do padre Joaquim Floriano Wanderley, que abrigava crianças abandonadas acolhidas pela Santa Casa de São Paulo, cuja sede foi construída no Pacaembu entre 1875 e 1896. Esta sede tornou-se o Educandário Sampaio Vianna em 1935, sendo desativada em 1997, quando era administrada pela antiga Fundação de Bem Estar do Menor (FEBEM) e homenageia o médico carioca José Pereira Guimarães, nascido a 01 de outubro de 1843. 
Formado Doutor em Medicina pela Faculdade da Corte, especializando-se em cirurgia em 1871, foi professor catedrático de Anatomia em 1881, e como cirurgião da Esquadra, trabalhou em operações durante a Guerra do Paraguai, sendo chefe do Corpo de Saúde Naval, no posto de contra-almirante. 
Condecorado por bravura militar em Corrientes, Riachuelo, Uruguai e Argentina, foi presidente da Sociedade de Medicina de Lisboa e da Academia Real de Ciências. Elaborou uma mesa para intervenções cirúrgicas e deixou diversas obras, entre elas 'História de Anatomia', além de teses e artigos em publicações científicas do Brasil e do exterior. Morreu em Lisboa, a 21 de março de 1915, aos 72 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário