segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Alameda Gabriel Monteiro da Silva


Cidade de Gabriel Monteiro, SP
O municipalista Gabriel Monteiro da Silva, que durante muitos anos ocupou o cargo de chefe do antigo Departamento das Municipalidades do Estado (depois Secretaria dos Negócios do Interior), foi cortejado ao colocarem seu nome na antiga rua Dona Hipólita, localizada no Jardim Paulista, em Pinheiros, Zona Oeste, tendo a nova nomenclatura sido oficializada pela Lei 3.721, de 16/12/1948. 
Gabriel Monteiro também deu nome à uma cidade no Interior do Estado, que fica a 350 quilômetros a Noroeste da Capital. A única diferença em relação à alameda paulistana é que a cidade não leva o sobrenome Silva. 
Cidade de Olímpia, SP
Em 1909, a família de Pedro Massakishi Kassawara, vinda do Japão, foi morar em Olímpia, no Norte do Estado, onde trabalhou na agricultura, depois deslocando-se para o oeste, onde fundou uma grande plantação de café. Como Pedro estava muito idoso, seu filho mais velho, Antônio Kassawara Katutoki assumiu o lugar do pai. 
Com o crescimento decorrente da chegada de mais famílias, Antônio decidiu destinar dez alqueires de suas terras para loteamento de uma futura cidade. Assim, em 03 de novembro de 1938 nascia a chamada Vila de Nova Olímpia. Em 1948, por sugestão de políticos como o deputado Ulysses Guimarães (1917-92), o então distrito passou a ser chamado de Gabriel Monteiro, sendo elevada à categoria de município em 18 de fevereiro de 1959.

O advogado Gabriel Monteiro da Silva nasceu em Alfenas (MG), a 17 de setembro de 1900, como descendente de uma família de juristas. 
Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 1923, foi repórter de assuntos jurídicos do antigo jornal Diário Popular e escriturário da Secretaria da Fazenda. 
Nomeado diretor do Departamento das Municipalidades em 1941, foi membro da Comissão de Disciplina e Tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em 1943, e Ministro da Casa Civil do Governo Dutra, de janeiro até 03 de dezembro de 1946, quando sofreu um acidente de automóvel enquanto viajava pela Rodovia Rio-Petrópolis, morrendo dois dias depois, aos 46 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário