segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Rua Engenheiro Stevenson

Fechada durante a década de 90 pelo Shopping West Plaza e convertida em estacionamento e pátio de convivência para clientes, a Rua Engenheiro Stevenson, na Barra Funda, Zona Oeste, antes denominada rua Um, conectava as Avenidas Antártica e Francisco Matarazzo, e foi concedida pela Prefeitura ao Shopping, para utilização comercial. Em 1989, a Prefeitura havia cedido à empresa, mediante o Decreto 27.841, uma permissão para que a mesma construísse seis passarelas de pedestres na localidade, que conectavam a mesma rua à outros pontos nos arredores. Oficializado pela Lei 4.194, de 15/02/1952, o logradouro que ainda conserva as placas de identificação, homenageia o engenheiro ferroviário Carlos William Stevenson, nascido em São Luís (MA), a 16 de outubro de 1869. 
Tendo realizado seus primeiros estudos em sua cidade natal, formou-se em engenharia pela Escola Politécnica do Rio em 1890, mudando-se para Campinas, no Interior do Estado, no ano seguinte, onde em 1894, construiu o (hoje desativado) Ramal Férreo Campineiro, que foi fundamental para o escoamento da produção cafeeira de parte da cidade, no início do Século XX. Trabalhou também nas antigas ferrovias Central do Brasil, e Minas-Rio, e na Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, onde se aposentou em 1926.
Professor e membro honorário da Escola Politécnica de São Paulo, tendo deixado diversas obras, morreu em Campinas, a 10 de agosto de 1946, aos 77 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário