terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Praça Abelardo Chacrinha Barbosa

A Praça Abelardo Chacrinha Barbosa, no Ipiranga, Zona Sul, que relembra um dos mais populares comunicadores do rádio e televisão do Brasil, foi oficializada pelo Decreto 26.354, de 06/07/1988. 
Nascido em Surubim (PE) em 30 de setembro de 1918, José Abelardo Barbosa de Medeiros cursou três anos na Faculdade de Medicina de Recife, mas abandonou o curso em 1939 para se dedicar a carreira artística. Em 1943 passou a trabalhar na Rádio Clube de Niterói, no Rio. A emissora funcionava em uma pequena chácara próxima ao Cassino de Icaraí, e o ‘Velho Guerreiro’, (como seria chamado em uma canção de Gilberto Gil), fazia lá o programa ‘o Rei Momo da Chacrinha’, que acabou gerando seu apelido. 
Autor de diversos bordões, entre eles "Quem não se comunica, se trumbica", Chacrinha ganhou fama no rádio e depois passou para a televisão, trabalhando na TV TUPI a partir de 1956, depois na TV Rio, indo para a TV Excelsior (hoje TV Globo) em 1968, mudando-se para a TV Bandeirantes em 1978, e finalmente para a TV Globo em 1982. Seu estilo se caracterizou pelas roupas espalhafatosas, o humor debochado e o hábito de premiar calouros com buzinadas e abacaxis. Morreu trabalhando no Rio, a 30 de junho de 1988, vítima de um infarto do miocárdio decorrente de câncer de pulmão causado por tabagismo, aos 70 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário