sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Avenida Mazzaropi

A avenida Mazzaropi, no Jardim Aricanduva, São Mateus, Zona Leste, relembra um dos mais populares personagens do cinema brasileiro, cujas produções chegaram a atrair mais de dois milhões de espectadores por ano.
De 1959 a 1980, Amácio Amadeu Mazzaropi produziu 32 filmes, boa parte dos quais, com forte apelo popular e conteúdo de crítica social. ‘A Tristeza do Jeca’, ‘O Corintíano’, ‘O Chofer de Praça’ e ‘O Vendedor de Lingüiça’ foram alguns de seus filmes mais conhecidos, a maioria rodados em sua fazenda em Taubaté, Vale do Paraíba, onde foram encontrados, durante a década de 90, trinta rolos de filmes, que hoje estão de posse da Cinemateca Brasileira.
Apesar de ser paulistano da Barra Funda, Zona Oeste da Capital, onde nasceu a 09 de abril de 1912, Mazzaropi, que começou carreira como artista amador e circense, antes de criar uma companhia ambulante de teatro, adorava abordar a vida simples do homem do campo, sempre retratando o preconceito de que eram vítimas. Seu primeiro trabalho foi ‘Sai da Frente’ realizado em 1952, pela extinta Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Morreu em Taubaté, a 13 de junho de 1981, aos 69 anos, vítima de câncer na medula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário