domingo, 20 de março de 2011

Viaduto Shuhei Uetsuka

O Viaduto Shuhei Uetsuka, na Liberdade, região Central, é uma homenagem da colônia nipo-brasileira a um dos pioneiros da imigração japonesa no país. O viaduto, oficializado pelo Decreto 10.555, de 06/07/1973, é uma sequência da rua Conselheiro Furtado, e passa por cima da Radial Leste, conectando as ruas São Paulo e Doutor Lund.
Nascido em 12 de junho de 1875, na província de Kumamoto, Japão, Uetsuka veio para o Brasil a bordo do navio 'Kasato Maru' em 18 de junho de 1908, juntamente com mais 781 companheiros, que se tornaram os primeiros colonos japoneses a desembarcarem oficialmente no Brasil.
Formado em Direito pela Faculdade Imperial de Tóquio em 1907, como funcionário da Companhia Imperial de Imigração, foi um intermediário entre fazendeiros, colonos e imigrantes, a fim de facilitar o convívio entre essas pessoas que tinham interesses e culturas tão diferentes.
Uetsuka recebeu do governo japonês várias condecorações, passando a ser conhecido como  "Pai da Imigração Japonesa no Brasil".
Conduzindo os primeiros colonos para trabalhar no interior do Estado, fixou residência na cidade de Promissão, onde morreu a 06 de julho de 1935, aos 60 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário