domingo, 20 de março de 2011

Praça Clóvis Beviláqua

Localizada entre as Ruas do Carmo, Anita Garibaldi, Roberto Simonsen e a Avenida Rangel Pestana, na Sé, Zona Central, a Praça Clóvis Beviláqua foi oficializada pelo Decreto-Lei 387, de 07/01/1947, e antes era conhecida apenas como a Praca em frente ao Palácio da Justiça, ocupando toda a área em frente ao edifício até a década de 70. Seu nome é uma homenagem ao Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife e Promotor Público da Cidade de Alcântara, no Estado do Maranhão.
Nascido em Viçosa do Ceará, a 04 de outubro de 1859, Clóvis Beviláqua foi o responsável pelo projeto do Código Civil Brasileiro atualmente em vigor, redigido em 1901 e aprovado em 1916. Foi ainda consultor jurídico do Ministério das Relações Exteriores e membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Publicou, entre outras obras, 'Filosofia Positiva no Brasil', 'Estudos de Direito e Economia Politica' e fez parte das Associações Cientificas Internacionais. Morreu no Rio, a 26 de julho de 1944, aos 85 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário