domingo, 20 de março de 2011

Externato Mattoso


A Móoca, na Zona Leste, foi um dos bairros mais atingidos durante a Revolução de 1924. Na época, 200 mil pessoas fugiram para cidades vizinhas. Assim como o Belenzinho, o Brás e o Hipódromo, o bairro foi atingido por tiros de canhão e bombas jogadas por aviões legalistas que combatiam as tropas revoltosas do General Isidoro Dias Lopes.
   Tradicional área de trabalhadores italianos, a Móoca foi muito castigada porque alguns imigrantes estrangeiros combateram ao lado dos rebeldes. As ruas ficaram cheias de cadáveres e os prédios, entre eles o Externato Mattoso e o Cotonifício Crespi, cravejados de balas.
   Na Rua dos Trilhos, o externato foi um dos marcos da revolução. Fundado em 1910 pelas irmãs Etelvina, Mariana e Arlinda Mattoso como uma escola para crianças, foi tomado pelos revoltosos fazendo as proprietárias fugirem para Santo Amaro.
   Com o tempo, a estação de trem local foi extinta, e o externato foi desativado na década de 70. Nos últimos anos, o prédio do número 1.269 se encontrava fechado e em péssimo estado de conservação, mal podendo lembrar que fôra a primeira escola do Bairro da Móoca. Nos vinte anos seguintes, o local foi ocupado por uma escola de inglês e depois por uma fábrica de bijuterias ficando abandonado por anos. O antigo Externato Mattoso cedeu lugar a uma pizzaria em 2005.

4 comentários:

  1. Estudei no Externato Mattoso de 1966 a 1970. Participei da última turma formada pelas antigas donas. Lembro-me dos comentários que elas faziam durante as aulas desse período conturbado, inclusive da Revolução de 32, quando costuravam as fardas e auxiliavam os revoltosos. Depois, o local continou como escola, o Instituto de Ensinho Manhattan. As paredes resistiram às balas mas não às alterações modernas na fachada... pena.

    ResponderExcluir
  2. Estudei no Externato , amava essa escola, mas fechou quando estava lá...Dna Glória era a Diretora, ela morava tb na Rua dos Trilhos , próximo ao Sr Reinaldo...Bons tempos...

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe fez o curso primário nes
    sa escola, na pdécada de vinte do século passado e se lembrava das irmãs Mattoso com muito carinho.

    ResponderExcluir