domingo, 13 de março de 2011

Rua Miragaia

A Rua Miragaia, no Butantã, Zona Sul, situada entre a Avenida Professor Francisco Morato e até o inicio da Avenida Morumbi, era anteriormente conhecida como rua 8, sendo oficializada pelo Ato 947, de 1935. Posteriormente foi prolongada, tendo adicionada a sua extensão, a então chamada rua 4, através do Decreto 2.633, de 08/07/1954, passando a homenagear Euclides Bueno Miragaia, nascido em São José dos Campos, Interior do Estado, a 21 de abril de 1911, e que entrou para a história como um dos estudantes mortos a tiros durante a manifestação contra o governo federal de 23 de maio de 1932, episódio que acabaria deflagrando no dia 09 de julho a Revolução Constitucionalista.
Esse movimento que uniu a elite e a classe média paulista contra o Governo de Getúlio Vargas, e reivindicava a imediata convocação de uma Assembléia para elaborar uma Constituição, fato que só ocorreria em 1934.
Miragaia estudou na Escola de Comércio Campos de Carvalho e trabalhou como auxiliar de cartório em São Paulo. Paralela a essa rua do Butantã, existem mais três, Camargo, Dráusio e Martins, homenagem aos estudantes mortos na noite da manifestação, cujas iniciais dos nomes deram origem a sigla MMDC, que se tornou símbolo da Revolução de 1932

Nenhum comentário:

Postar um comentário