domingo, 13 de março de 2011

Rua Luis Murat

Oficializada pelo Decreto 3.765 de 1954, a rua Luis Murat é uma homenagem  ao poeta e politico brasileiro que participou das campanhas pela abolição da escravatura e pela Proclamação da República em 1889. Localizada em Pinheiros da Zona Oeste, ela tem inicio na Rua Lisboa e termina na Horácio Lane.
Natural do Rio de Janeiro, Luis Morton Barreto Murat nasceu em Itaguaí (RJ) a 04 de maio de 1861. Jornalista, dirigia o jornal 'Combate', quando houve a Revolta da Armada entre 1893 e 1894 - a rebelião de algumas unidades da marinha contra o então presidente Floriano Peixoto. Até 1891, Floriano Peixoto era vice presidente de Deodoro da Fonseca, mas naquele ano, após nove meses de governo, Deodoro renunciou e Floriano assumiu o cargo ignorando a Constituição, que determinava a realização de novas eleições, caso a presidência ou a vice-presidência ficassem vagas antes de decorridos dois anos de mandato.
O jornal de Luis Murat publicou um artigo do ex-Ministro da Marinha, o almirante Custódio de Melo, candidato a sucessão de Floriano e foi censurado com a suspensão temporária de circulação. Floriano conseguiu derrotar a Revolta da Armada em março de 1894.
Luis Murat atuou na politica, sendo eleito deputado federal por duas vezes: em 1890, quando participou da elaboração da Constituinte de 1891, e em 1909. Também publicou livros como 'Quatro Poemas' e 'Poesias'. Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, morreu no Rio de Janeiro, a 03 de julho de 1929.

Nenhum comentário:

Postar um comentário