quinta-feira, 17 de março de 2011

Rua Juvenal Lino de Matos


A Rua Juvenal Lino de Matos começa na Alfredo Braga e termina na Jorge Rubens Neiva de Camargo, na Vila Campestre, Jabaquara, Zona Sul. A via foi oficializada através do Decreto 30.861, em 1991 e homenageia Juvenal Lino de Mattos, nascido a 28 de março de 1904, em Ipauçu, interior de São Paulo.
Ex-professor do ensino secundário, foi deputado estadual de 1947 a 1955. Já no começo de seu mandato ficou conhecido como "Leão da Assembléia" por contestar a tentativa de intervenção militar em São Paulo pelo General Pereira da Costa, enviado em 1948, pelo então ministro da Guerra, General Eurico Gaspar Dutra. Em 1955, foi eleito Senador, e pouco depois, Prefeito de São Paulo, acumulando ambos os cargos ao mesmo tempo, o que causou revoltas de outros políticos. Em abril de 1956, optou por permanecer no Senado e renunciou a Prefeitura.
Filho de lavradores de uma família de onze irmãos, entre eles, Dirceu Lino de Matos, professor de geografia econômica que aconselhou o General Castello Branco a explorar a Serra dos Carajás, foi Diretor da Escola Técnica de Comércio de São Paulo, além de líder da coligação de pequenos partidos, como o que o elegeu deputado, o Partido Social Progressista (PSP) até 1964.
Com o fim de seu mandato como senador em 1970, não conseguiu se reeleger e retirou-se da vida pública, voltando como colaborador durante a elaboração da Constituição de 1988, morreu na Capital, a 04 de junho de 1991, aos 88 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário