domingo, 20 de março de 2011

Rua Elias Fausto

A rua Elias Fausto é uma pequena via entre as Avenidas dos Eucaliptos e Cotovia, no Jardim Novo Mundo, em Moema, Zona Sul, oficializada pelo Decreto 2.687, de 18/09/1954, e homenageia a cidade de mesmo nome, que fica à 135 quilômetros a noroeste da Capital, na região de Campinas.
A cidade de Elias Fausto foi desmembrada da cidade de Monte Mor e emancipada em 30 de novembro de 1944, tendo como primeiro prefeito Antônio Campos Bicudo. O santo padroeiro do município é São José, cuja data é comemorada pela população em 19 de março. O município tem na agricultura a principal atividade econômica, destacando o cultivo de cana de açúcar, tomate, berinjela e pimentão. A área territorial da cidade é de 202 quilômetros quadrados.
Elias Fausto Pacheco Jordão descendente de família tradicional, nasceu em São João do Rio Claro, Interior de São Paulo, a 18 de fevereiro de 1849.
Formou-se em engenharia pela Universidade de Cornell nos Estados Unidos, e de volta ao País, auxiliou no projeto da Estrada de Ferro Sorocabana e presidiu a Companhia Balneária da Ilha de Santo Amaro, que posteriormente deu origem a cidade de Guarujá.
Um dos fundadores do Partido Republicano Paulista, morreu em Paris, França, em 26 de março de 1901, enquanto exercia seu primeiro mandato como deputado federal.

Um comentário: