segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Rua Mergenthaler

A Rua Mergenthaler, na Vila Leopoldina, Lapa, Zona Oeste, que antes era conhecida como rua Kleberg, foi oficializada pelo Decreto 2.728, de 03/11/1954, e faz homenagem ao alemão Ottmar Mergenthaler, o inventor do linótipo
Nascido a 11 de maio de 1856, em Hachtel, cidade de Bad Mergentheim, era filho de um professor e exerceu a função de relojoeiro antes de se mudar para Baltimore, no estado de Maryland, nos Estados Unidos em 1872.
Em 1876, enquanto consertava uma impressora de jornais do Tribunal de Nova York, onde as letras de chumbo eram alinhadas uma a uma para a formação das páginas, teve a idéia de criar uma impressora onde as letras eram ativadas por teclas, em um aparelho que ficou conhecido como linotipo, e que foi o responsável pela evolução da impressão gráfica mundial. 
Naturalizado norte-americano em 1878, Mergenthaler construiu uma indústria para a comercialização de sua invenção e se tornou conhecido como o 'Gutemberg moderno'. Morreu precocemente em Baltimore, a 28 de outubro de 1899, aos 45 anos, vítima de uma tuberculose pulmonar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário