segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Praça Franklin Roosevelt

A Praça Franklin Roosevelt, também conhecida apenas como Praça Roosevelt, na República, Zona Central, era uma chácara de propriedade de dona Veridiana Prado (1828-1910), mãe do Prefeito Antônio Prado, que começou a se desenvolver com a abertura de ruas em 1890, e a construção do antigo Velódromo de São Paulo (primeiro Estádio de Futebol do Brasil, inaugurado em 1892 e demolido em 1916  para a abertura da rua Nestor Pestana). 
O terreno ao lado da praça foi vendido para a Arquidiocese de São Paulo em 1909, para a construção da Igreja Nossa Senhora da Consolação, e depois, a própria praça foi pavimentada, sendo utilizada como estacionamento e ponto de feira livre nos finais de semana. 
Denominada oficialmente como Praça das Guianas, era chamada de Praça da Consolação até ter o nome mudado pela Lei 3.924, de 12/07/1950, quando passou a homenagear o 32° Presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt. Em 1967, durante o governo do Prefeito Faria Lima, a praça passou por uma reforma para se tornar um complexo arquitetônico, sendo inaugurada pelo então Presidente da República, General Emílio Garrastazu Médici, em 1970.
Franklin Delano Roosevelt nasceu em Hyde Park, estado de Nova York, a 30 de janeiro de 1882. Descendente de uma rica e tradicional família norte-americana, foi eleito para a Câmara de Nova York em 1911, sendo depois Sub-Secretário da Marinha Norte-Americana, de 1913 a 1920. 
Vítimado por poliomielite em 1921, durante uma viagem ao Canadá, passou a andar em uma cadeira de rodas, porém, escondeu essa condição do público durante toda a vida. 
Governador de Nova York, de 1929 a 1932, foi eleito Presidente dos Estados Unidos pelo Partido Democrata em 1933. Instituiu a politica do 'New Deal' (Novo Trato), uma série de medidas econômicas que restaurou seu país e encerrou a grande crise de recessão que vinha assolando os Estados Unidos desde a Quebra da Bolsa de 1929
Reeleito em 1937, quando Adolf Hitler já era chefe de Estado da Alemanha, durante seu segundo mandato iniciou-se a Segunda Guerra Mundial, porém, manteve-se longe do conflito até pouco depois de ser eleito Presidente novamente, em 1941. 
No inicio de seu terceiro mandato, os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra após o ataque japonês à base naval de Pearl Harbor, que destruiu um grande número de aviões e vasos de guerra americanos e matou cerca de 2,4 mil soldados e oficiais. Comandou seu país no decorrer da Guerra, porém, não chegou a ver a queda do último pilar nazista na Alemanha. 
Sofrendo de pressão alta, aterosclerose e problemas cardíacos, foi eleito para um quarto mandato em janeiro de 1945, governando por apenas quatro meses. Morreu em 12 de abril daquele mesmo ano, em sua casa na cidade de Warm Springs, estado de Geórgia, vítima de um súbito derrame cerebral enquanto se preparava para participar da cerimônia de fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), aos 63 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário