segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Avenida Henry Ford

A Avenida Henry Ford, na Móoca, Zona Leste, anteriormente chamada de Avenida Um, foi oficializada pela Lei 4.370, de 16/04/1953, e faz homenagem ao industrial norte-americano nascido em Greenfield, Condado de Wayne, Michigan, a 30 de julho de 1863. 
Filho de um fazendeiro irlandês, mudou-se para a região industrializada de Detroit, onde estudou contabilidade, além de trabalhar como mecânico de maquinários hidráulicos, de calefação e vapor. Nomeado engenheiro chefe da empresa Edison Illuminating Company, de Thomas Edison (o inventor da lâmpada elétrica), em 1893, passou a estudar os motores a gasolina, e em 1896, começou suas experiências com protótipos de veiculos motorizados. 
Fundador da Ford Motor Company, em 1903, que se tornou uma das maiores fábricas de automóveis do mundo, em uma época, em que os automóveis eram produtos extremamente caros e inacessíveis à grande população. Em 1908, começou a produzir o 'Modelo T', considerado o primeiro automóvel produzido para a classe média. 
Foi o criador do processo de linha de produção em massa, que permitiu aumentar a quantidade de produtos e o consequente barateamento e acessibilidade ao público em geral. Em 1918, renunciou a Presidência da Companhia em favor de seu filho Edsel Ford (1893-1943), mas continuou tendo poder sobre todas as decisões da empresa. A Companhia Ford também produziu aviões, tratores e veiculos de combate durante a Segunda Guerra Mundial
Reassumiu o cargo de Presidente após a morte de Edsel, vítima de câncer em 1943, porém, na época, já idoso, havia sofrido uma série de problemas circulatórios e o corpo administrativo não o considerava mais capaz para assumir a função. Apesar disso, como ainda possuia grande poder sobre a diretoria e a empresa, foi efetivado no cargo.
Durante sua nova gestão, a Ford entrou em crise, o que levou o então presidente norte-americano Franklin Roosevelt a sugerir que a Companhia deveria ser colocada sob intervenção federal, para garantir que não iria falir e parar de fornecer insumos para o exército, que combatia os eventos da Segunda Guerra Mundial na Europa e Ásia, porém não chegou a pôr essa sugestão em prática. Doente, Ford renunciou ao posto em 1945, e se retirou para sua propriedade na cidade de Dearborn, Michigan, onde morreu a 07 de abril de 1947, vítima de uma hemorragia cerebral aos 83 anos.

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