segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Estação Engenheiro Goulart

A estação Engenheiro Goulart da CPTM, fica na Avenida Doutor Assis Ribeiro, na Penha, Zona Leste, e faz parte da Linha 12 - Safira, também conhecida como Linha Brás - Calmon Viana.
A estação começou a ser construída em 1921, como parte integrante da chamada 'linha Variante de Poá, da Companhia de Estradas de Ferro da Central do Brasil', para conectar o município de Poá, no extremo leste da Capital, ao bairro do Tatuapé. 
Inaugurada em 07 de fevereiro de 1926, a estação ficou abandonada devido a paralisação das obras por cerca de oito anos, até a abertura da linha 12, em janeiro de 1934, durante o governo do prefeito Antônio Carlos de Assumpção
A linha anteriormente seguia o caminho a partir da Estação Calmon Viana, em Poá, até a antiga estação Quinta Parada (oficialmente Estação Engenheiro Sebastião Gualberto, que ficava próxima a atual Estação Carrão do Metrô). Seu comboio era conduzido por locomotivas a vapor, que foram sendo substituídas por comboios elétricos entre os anos de 1955 e 1963. A estação passou a ser administrada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em 1994.
Batizada em homenagem ao engenheiro, dramaturgo e poeta José Maria Goulart de Andrade, nascido em Maceió (AL), a 06 de abril de 1881, e formado pela Escola Politécnica do Rio em 1906. Funcionário da Prefeitura carioca, foi um ensaísta notório em sua época, sendo eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 1915.
O Engenheiro Goulart morreu no Rio, a 19 de dezembro de 1936, aos 55 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário