A rua Francisco de Melo Palheta, em Itaquera, Zona Leste, anteriormente chamada de Rua Um, foi oficializada duas vezes, primeiramente pelo Decreto 17.849, de 10/03/1982, e depois pelo Decreto 29.574, de 04/03/1991. Ambos os decretos se referem ao mesmo logradouro, que homenageia o militar que teria nascido em Belém do Pará, no ano de 1670, e que ficou conhecido como o Introdutor do café no Brasil.
Como oficial a serviço do Governo da Capitania do Grão-Pará (atualmente, Estados do Amazonas, Pará, Maranhão e alguns territórios do norte e nordeste do Brasil), foi enviado para a Guiana Francesa em 1727, com a missão de trazer secretamente as primeiras mudas da planta Coffea arabica ao país, que concretizou durante uma visita diplomática ao Governo da Guiana. Disseminada pelo Brasil nos anos seguintes, tornou-se um dos pilares da economia nacional por cerca de dois séculos.
Suas datas exatas de nascimento e morte são desconhecidas, porém presume-se que teria morrido no sertão do Pará, entre os anos de 1741 e 1750, com cerca de setenta ou oitenta anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário