sexta-feira, 26 de abril de 2013

Avenida Edu Chaves

A avenida Edu Chaves, no Jaçanã, Zona Norte, faz homenagem ao piloto Eduardo Pacheco Chaves, que foi dono da extensa área, também na Zona Norte, que gerou o bairro que leva seu nome. Era amigo pessoal do inventor Alberto Santos Dumont e considerado o primeiro brasileiro à tirar brevê de piloto, em 28 de julho de 1911, na Escola de Aviação de Etamps, na França. De volta ao país, trouxe alguns aviões como o Bleriot, o Condron e o Morane, chegando a possuir 21 aparelhos. 
Filho de Elias Antônio Pacheco Chaves (1842-1903) e Anésia da Silva Prado Chaves (1850-1917), nasceu na Capital, a 18 de julho de 1887.  Cursou a Escola Politécnica de São Paulo, e foi à Bélgica, onde estudou na Universidade de Liège. Fez o primeiro vôo solo Rio-São Paulo, e realizou ainda viagens à Europa, Porto Alegre e Uruguai. 
Casado com Jeanne Pacheco Chaves, o aviador, que morou no bairro de Pinheiros, na Zona Oeste durante os últimos anos de vida, teve somente uma filha e morreu a 21 de julho de 1975, aos 88 anos, vítima de uma trombose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário