sábado, 23 de março de 2013

Praça Vicente Matheus

A Praça Vicente Matheus, na Móoca, Zona Leste, é uma área de 4 mil metros quadrados, localizada entre o Viaduto Bresser e a Avenida Alcântara Machado, e tem 17 escudos de times de futebol de São Paulo e um busto do folclórico cartola e empresário espanhol Vicente Matheus Bathe, nascido na pequena cidade de Toro, a 28 de maio de 1908, que ficou famoso por suas gafes e seu amor pelo Sport Club Corinthians Paulista, time do qual foi presidente por mais de quinze anos.
Emigrado ao Brasil em 1914, passou a residir em São Paulo, onde trabalhou em uma pedreira, até se tornar empresário de construção civil, naturalizando-se brasileiro em 1945.
Foi presidente do Corinthians por oito mandatos, de 1959 a 1961, 1972 a 1981, e de 1987 a 1991, sendo autor de frases curiosas como ‘Quem está na chuva é para se queimar’ 'O difícil, vocês sabem, não é fácil' e, uma vez, quando foi perguntado se queria negociar o jogador Sócrates respondeu: “O Sócrates é invendável, introcável e imprestável” (no caso, querendo dizer que não emprestaria o jogador). Durante seus mandatos, o Corinthians teve sua primeira vitória, no Campeonato Paulista de 1977, contra o Ponte Preta, após 23 anos sem título, e também venceu o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1990, que fez com que o time tivesse seu nome dado à Estação Metroviária Itaquera, na Zona Leste da Capital. 
Afastado devido a idade, e como a figura mais popular do Corinthians, ajudou a eleger sua esposa Marlene Colla Matheus (1936-) como Presidente do Time, entre 1991 a 1993, quando o cargo passou a ser ocupado pelo empresário Alberto Dualib. Comandando a oposição à Dualib, junto com a esposa, morreu aos 88 anos, após quatorze dias internado no Instituto do Coração de São Paulo, na Capital, a 08 de fevereiro de 1997, vítima de insuficiência respiratória decorrente de um câncer generalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário