
Filho de um fazendeiro irlandês, mudou-se para a região industrializada de Detroit, onde estudou contabilidade, além de trabalhar como mecânico de maquinários hidráulicos, de calefação e vapor. Nomeado engenheiro chefe da empresa Edison Illuminating Company, de Thomas Edison (o inventor da lâmpada elétrica), em 1893, passou a estudar os motores a gasolina, e em 1896, começou suas experiências com protótipos de veiculos motorizados.

Foi o criador do processo de linha de produção em massa, que permitiu aumentar a quantidade de produtos e o consequente barateamento e acessibilidade ao público em geral. Em 1918, renunciou a Presidência da Companhia em favor de seu filho Edsel Ford (1893-1943), mas continuou tendo poder sobre todas as decisões da empresa. A Companhia Ford também produziu aviões, tratores e veiculos de combate durante a Segunda Guerra Mundial.
Reassumiu o cargo de Presidente após a morte de Edsel, vítima de câncer em 1943, porém, na época, já idoso, havia sofrido uma série de problemas circulatórios e o corpo administrativo não o considerava mais capaz para assumir a função. Apesar disso, como ainda possuia grande poder sobre a diretoria e a empresa, foi efetivado no cargo.
Durante sua nova gestão, a Ford entrou em crise, o que levou o então presidente norte-americano Franklin Roosevelt a sugerir que a Companhia deveria ser colocada sob intervenção federal, para garantir que não iria falir e parar de fornecer insumos para o exército, que combatia os eventos da Segunda Guerra Mundial na Europa e Ásia, porém não chegou a pôr essa sugestão em prática. Doente, Ford renunciou ao posto em 1945, e se retirou para sua propriedade na cidade de Dearborn, Michigan, onde morreu a 07 de abril de 1947, vítima de uma hemorragia cerebral aos 83 anos.
Durante sua nova gestão, a Ford entrou em crise, o que levou o então presidente norte-americano Franklin Roosevelt a sugerir que a Companhia deveria ser colocada sob intervenção federal, para garantir que não iria falir e parar de fornecer insumos para o exército, que combatia os eventos da Segunda Guerra Mundial na Europa e Ásia, porém não chegou a pôr essa sugestão em prática. Doente, Ford renunciou ao posto em 1945, e se retirou para sua propriedade na cidade de Dearborn, Michigan, onde morreu a 07 de abril de 1947, vítima de uma hemorragia cerebral aos 83 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário