Páginas

sábado, 29 de junho de 2013

Estação Domingos de Morais

A Estação Domingos de Moraes, também se referida como 'Estação Domingos de Morais', localizada na Rua João Tibiriçá, na Lapa, Zona Oeste, faz parte da Linha 8 - Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que liga a Estação Júlio Prestes, no Centro, ao municipio de Itapevi, Grande São Paulo.
Inaugurada como um ramal da Estrada de Ferro Sorocabana em 1920, com o nome de 'Posto Telegráfico Km. 9.221', serviu inicialmente, em parte, para conectar o Interior do Estado ao bairro da Lapa, onde no ano anterior, havia sido instalado o Frigorífico Armour, que foi um dos maiores produtores de derivados de carne do País, na primeira metade do Século XX. A linha foi utilizada para transporte e escoamento da produção da indústria pelas duas décadas seguintes.
Em 1921, teve o nome modificado para 'Posto Telegráfico Domingos de Moraes', em homenagem ao político e engenheiro paulista, morto alguns anos antes. O antigo prédio foi demolido em 1926, e o posto foi reconstruído e elevado à condição de Estação Ferroviária em 1931, passando a ser administrada pela extinta Companhia Ferrovia Paulista SA (FEPASA). A atual estação foi construída em janeiro de 1979, e inaugurada durante as comemorações do 425º aniversário da cidade.

Domingos Correia de Moraes, nasceu em Tietê, Interior do Estado, a 12 de maio de 1851, como descendente de família tradicional. 
Formado em engenharia civil pela Universidade de Cornell (EUA) em 1877, de volta ao País, trabalhou como engenheiro ferroviário. Foi Presidente da Companhia de Bondes de São Paulo, vereador, deputado estadual, senador pelo extinto Partido Republicano Paulista (PRP) e vice-presidente da Província de São Paulo, ocupando o cargo de Presidente Interino de São Paulo, entre fevereiro e julho de 1902, quando o titular, Francisco de Paula Rodrigues Alves, renunciou para assumir a Presidência da República. 
Casado com a filha de Vicente de Souza Queirós, o Barão de Limeira (1813-1872), após o término do mandato, retirou-se da vida pública. Morreu na Capital, a 15 de dezembro de 1917, aos 60 anos.

Um comentário: