Páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Rua Isabel de Castela

A rua Isabel de Castela, em Pinheiros, Zona Oeste, foi oficializada pelo Decreto 4.645, de 25/03/1960, e homenageia uma soberana da Espanha durante a Era Medieval.
Em 711, os mouros (árabes muçulmanos) ocuparam quase toda a região da Ibéria (como a Espanha era conhecida na Antiguidade) fazendo prevalecer sua religião. Porém, nos Séculos X e XI, surgiram pequenos reinos cristãos nas regiões que escaparam da dominação muçulmana, como Navarra, Leão, Castela e Aragão.
Estes reinos lutaram para acabar com a dominação dos mouros, que durou até 1492, quando Fernando de Aragão e Isabel de Castela (que haviam unificado os reinos de Castela e Aragão através do casamento) capturaram Granada, a última cidadela dos mouros. 
Nascida em Madrigal de Las Altas Torres, em 22 de abril de 1451, Isabel casou-se com seu primo Fernando II de Aragão (1452-1516) em 1469, e foi nomeada Rainha de Leão e Castela com a morte de seu irmão, o rei Henrique IV, em 1474.
Fernando e Isabel usaram da Inquisição para obrigar judeus e muçulmanos a se converterem ao catolicismo. O casal também foi responsável pelo financiamento das viagens de Cristóvão Colombo, que descobriu a América em 1492, iniciando o vasto império colonial espanhol no Novo Mundo.
Isabel de Castela, 'A Católica', morreu em Medina Del Campo, na Província de Valladolid, Espanha, a 26 de novembro de 1504, aos 53 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário