Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Avenida Professor Francisco Morato

Cidade de Francisco Morato
A Avenida Professor Francisco Morato fica no Butantã, Zona Sul, e foi oficializada pelo Decreto 4.773/55, remetendo à cidade de mesma denominação, em território de 45 quilômetros quadrados, ao norte da Capital. 
Francisco Morato fazia parte da antiga área de Campos do Juqueri, propriedade do Barão de Mauá (1818-1889), onde residiam operários da empresa São Paulo Railway Company, que construiam a antiga Estrada de Ferro Santos/Jundiaí. Quando a São Paulo Railway Co passou para o comando do governo em 1946, a vila foi desmembrada e se tornou cidade quando já tinha o nome de Belém. Foi obrigada a mudar de nome em 1954, obedecendo a uma lei federal da época, que proibia que duas cidades tivessem a mesma denominação (No caso, a cidade de Belém (PA). 
Foi sugerido o nome de Francisco Morato, em uma homenagem ao professor responsável pela resolução de várias questões territoriais no sul de Minas Gerais. Sua emancipação do munícipio de Franco da Rocha ocorreu em 21 de março de 1965.

Francisco Antônio de Almeida Morato nasceu em Piracicaba, Interior do Estado, em 17 de outubro de 1868. Bacharel em Direito pela Faculdade de São Paulo, foi o fundador e primeiro presidente da Ordem dos Advogados de São Paulo, em 1916. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e fundador-presidente do Partido Democrático. 
Deputado federal, exilou-se na Europa após a Revolução de 1932, ao retornar, foi Diretor da Faculdade de Direito de São Paulo (1935-38) e Secretário de Justiça e Negócios Interiores (1945-47). Morreu na Capital, a 12 de maio de 1948, aos 80 anos.

2 comentários:

  1. Muito legal!Sabe de que época é a foto da cidade?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao conteúdo! Muita gente mora nesta região e não faz ideia da história e seus significados!

    ResponderExcluir